Atitudes simples podem evitar invasão de hackers em computador

Atualizar anti-vírus, trocar senhas, evitar exposição são dicas importantes. A pena para crimes de internet pode chegar até a 15 anos de prisão. preocupam com a exposição excessiva.

Tomar algumas atitudes seguras é importante para evitar problemas, como o da atriz Carolina Dieckmann, que teve o computador invadido por hackers.

27250_2_EL

A maioria das pessoas usa e-mail, e está nas redes sociais, onde são postadas fotos e informações pessoais. Mas poucos se

Ao abrir um e-mail, ela na verdade estava instalando um programa que permite o acesso de estranhos ao seu computador. Foi uma armadilha, usada por piratas do mundo virtual, um crime muito mais comum do que as pessoas imaginam.

O estudante de pedagogia Saulo dos Santos Cerqueira vive conectado nas redes sociais. Ele sempre posta fotos, troca mensagens, paga contas pela internet. Ele diz que não considera tudo isso uma exposição excessiva, que sabe dos riscos e se previne. “Eu sempre tive uma preocupação com o que coloco no computador. Essa é a principal linha de defesa contra roubo de informações. Sempre tem de limitar as coisas para colocar no computador e na internet”, conta.

Além de fotos, os ladrões virtuais podem também estar de olho em dados bancários, como a senha. É preciso atenção na hora de receber uma mensagem e até mesmo ao acessar uma página na internet. Algumas empresas têm o endereço clonado e pode acontecer com lojas, bancos.

Quando se faz uma compra, por exemplo, o usuário fornece informações pessoais. Muitas pessoas acessam sites acreditando serem verdadeiros, mas estão em uma cópia produzida por especialistas do mundo virtual mal intencionados. “É sempre importante manter o anti-vírus atualizado, visitar sites seguros. Quando for reparar o computador, mandar para uma empresa idônea. A gente aconselha também a trocar a senha a cada três meses”, afirma Rodrigo Adílio Franco, especialista em segurança na internet.

No Brasil, a grande dificuldade é punir esse tipo de crime. No país não há leis específicas para quem comete delitos pela internet, é necessário adaptar ao Código Penal. Geralmente os hackers são indiciados por furto, extorsão e difamação, quando divulgam as informações que tiveram acesso. A pena para esses crimes pode chegar a 15 anos de prisão. “A maioria dos crimes praticados pela internet já tem as tipificações legais, sendo no Código Penal ou no Estatuto do Adolescente, em caso de pedofilia, por exemplo. O que muda na verdade é o meio de praticar o crime”, afirma o advogado Maxwel José da Silva.

Confira dicas para evitar invasão no computador:

Cada vez que acessar alguma conta na internet, como e-mail ou perfil em redes sociais, sempre saía depois usando o procedimento de logoff.

Utilize senhas difíceis de serem descobertas. Evite datas de aniversário, nome de pessoas próximas e apelidos.

Nunca use computadores coletivos para acessar suas contas pessoais.

Fique atento a sites de conteúdo duvidoso.

Envie o computador para manutenção a profissionais conhecidos.

Sempre se relacione na internet com pessoas que você conhece e mesmo assim nunca compartilhe imagens ou dados que o comprometam.

Fonte: g1.globo.com